domingo, 11 de dezembro de 2011

Clamar ao Senhor

O que significa clamar? O que a biblia nos diz sobre isso? Porque clamar? Neste texto você pode meditar um pouco sobre a importância do clamor. Você, alguma vez em sua vida clamou ao Senhor e foi atendido? Veja alguns exemplos de pessoas que  foram atendidas em seus clamores. 


O dicionário da língua portuguesa define clamor como suplica em voz alta. Jesus clamou dessa forma na cruz, quando consumou a obra “com grande voz, entregou o espírito” (Mateus 27:50).
O clamor pela ajuda de Deus nasce de alguém que aprendeu a depender de Deus em todas as ocasiões importantes da vida. Há muitas promessas de Deus nesse sentido como: “e se eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o clamor” (Êxodo 22:23); “então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui” (Isaías 58:9); “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” (Lucas 18:7)
Por que clamar ao Senhor? Jesus já respondeu essa questão: “asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão”. (Lucas 19:40). É preciso clamar ao Senhor porque o clamor da oração faz com que a nossa vida seja participada ao Senhor. Ele pode mover o mundo ao nosso redor da forma correta, para que nossos sonhos se tornem reais. Os contornos da nossa fé só podem ser desenhados quando são realizados primeiro no Reino de Deus, onde o Senhor governa a tudo e a todos. Com uma única palavra, ele pode reverter situações inimagináveis, ainda que tenhamos que arcar com algumas conseqüências de nosso egoísmo e pecado. A Palavra de Deus afirma que devemos clamar ao Senhor porque “recebemos o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai”. (Romanos 8:15). “E, porque somos filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gálatas 4:6).
Clamar ao Senhor significa também, ter uma vida estreita e íntima de confissão e oração ao Senhor; ter olhos, ouvidos, mente e coração abertos para o Senhor. No entanto, infelizmente, falta, em algumas circunstâncias, posicionamento espiritual nesse sentido. Deus ouve o clamor e a oração sincera de um povo que se humilha e se põe diante de Deus de coração aberto. Mas para que isso ocorra, é necessário que o pecador se arrependa de verdade, somente o arrependimento destrói toda barreira por mais forte que seja. Se não for um arrependimento real, não há como Deus mudar o homem, pois o pecado separa o homem de Deus. A Palavra de Deus relata o clamor do povo ao Senhor e a confissão dos pecados por diversas vezes, como vemos: “Os filhos de Israel clamaram ao Senhor, dizendo: contra ti havemos pecado, porque deixamos o nosso Deus e servimos aos baalins”. (Juízes 10:10). “E clamaram ao Senhor dizendo: pecamos, pois deixamos o Senhor e servimos aos baalins e astarotes; agora, pois, livra-nos das mãos de nossos inimigos, e te serviremos.”(1 Samuel 12:10).
Com freqüência vemos, diante de nossos olhos, situações que caem na rotina e não clamamos ao Senhor, defeitos de caráter que nos afastam do Senhor ou alguém que amamos totalmente perdido. Vemos, às vezes, uma grande falta de amor entre as pessoas e achamos normal. Precisamos clamar ao Senhor por esses pecados. Só ele pode mudar certas situações que ocorrem dentro de nossas igrejas. A Palavra de Deus relata em vários momentos, que Deus ouviu o clamor do seu povo. É preciso que o povo clame ao Senhor, porque se não o fizermos, as pedras clamarão! Quando o povo estava como escravo em um país estranho, clamava ao Senhor, por causa da dura servidão “o seu clamor subiu a Deus” (Êxodo 2:23). Em outro momento “clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes suscitou um libertador” (Juízes 3:15).
Devemos clamar com confiança e certeza de que o Senhor está ouvindo nosso clamor, sem esquecer que as coisas acontecem no momento certo, do tempo de Deus. Vemos o salmista que clama com convicção: “escuta, Rei meu e Deus meu, a minha voz que clama, pois a ti é que imploro” (Salmo 5:2); “Ó Senhor dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos” (Salmo 20:9); “a ti clamaram e se livraram; confiaram em ti e não foram confundidos” (Salmo 22:5); “clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações” (Salmo 34:17); “clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa” (Salmo 47:5).

Esta plena confiança também foi demonstrada em Jesus. Quando seus discípulos estavam com ele no barco, durante a travessia do mar da Galiléia em um dia de tempestade clamaram: “Senhor, salva-nos! Perecemos!“ (Mateus 8:25). Num outro momento, quando os dois cegos foram informados de que Jesus se aproximava deles clamaram: “tem compaixão de nós, Filho de Davi!“ (Mateus 9:27). Uma mulher cananéia também clamou: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! “Minha filha está horrivelmente endemoninhada” (Mateus 15:22).

Em todos estes casos os clamores foram atendidos por Jesus. Jesus faria isso hoje? Certamente sim! Vamos clamar ao nosso Senhor Jesus Cristo e ele nos ouvirá!


Obrigada por acompanhar!
By Ro Archela
dezembro 2011

12 comentários:

  1. Querida Irmã, Deus te abenços por esta sábia compilação e análise bíblica ! Sim, o clamor ele nos aproxima da face de Deus ! Como é bom poder clamar a Deus em liberdade, caminhando pelas ruas, passeando no parque, no trabalho, assistindo a um filme, ante uma mesa farta...em súplica ou gratidão, o clamor é a demonstração íntima de fé exietente em nossos corações. Hallelujah , Glória Deus nas alturas ! Bendito seja o nome Santo do Senhor, Rei dos Reis ! Santo de Israel ! O clamor é o reconhecimento da superioridade Divina ante nossas fraquezas carnais. Não há outra forma de nos mantermos em comunhão com Deus senão pelo clamor, pela oração e pelo zelo das obras ! Que a paz de Deus e a graça do Espirito Santo permaneça em vosso coração para sempre !

    ResponderExcluir
  2. Amém!!! Como é bom ser lembrada logo pela manhã que o clamor a Deus faz diferença. vamos Clamar a Deus e ele nos ouvirá!. Maranata!!!

    ResponderExcluir
  3. ho gloria,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  4. Devemos clamar a Deus o tempo todo pois ELE é o Todo Poderoso, é o Deus do Impossivel. Só quem teve uma experiencia sobrenatural com ELE, sabe o que estou dizendo. ELE é maravilhoso, imbatível, Ùnico. ELE nunca desampara um filho seu. Confie NELE com toda segurança e verá coisas inacreditaveis acontecer em sua vida.Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e que a paz de Deus e a graça do Espirito Santo seja sobre nós Amém!!!

      Excluir
  5. oi,RO ARCHELA VÇ ERA DO BYMK FASHION QUERIDA ,IRMÃ BJOS QUE LINDA MENSAGEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, participei do BYMK durante algum tempo. Aprendi muito no grupo e até hoje tenho grandes amizades que fiz lá. um beijo!

      Excluir
  6. beth e telma guedes também sao minhas amigas do by elas sao evangelicas tambem RO querida.bjos

    ResponderExcluir
  7. Que palavra maravilhosa era isso que eu procurara ouvir de alguém! Deus seja na tua vida sempre.

    ResponderExcluir
  8. Que Deus continue abênçoado a sua vida e te livre de todo mal.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!